sábado, 9 de março de 2013

Futebol, corrida e diamantes no céu

-->
Um dias desses eu liguei para minha família e comentário foi: os quenianos ganharam de novo! Ganharam na 1ª, 2ª, 3ª posição no masculino e no feminino na maratona São Silvestre. Que nesse país há grandes corredores, é a principal informação que muitos brasileiros tem sobre o Quênia. Isso é verdade: são ótimos atletas! A maioria desses grandes esportistas são de uma mesma étnica chamada Kalejin. Mas a outra verdade é que queniano em geral não pratica esse esporte... Assim, como existe a imagem que o brasileiro em geral joga bem futebol, tem se a ideia que queniano em geral são corredores de alto nível. Dito de outra maneira, a maioria dos quenianos correm tão bem quanto eu jogo futebol!
Por outro lado, deu pra perceber que a galera por aqui ama futebol. Vejo as crianças jogando futebol por aí e os adultos comentando os jogos com bastante entusiasmo1. Também é muito comum ver o pessoal usando camiseta de diversos times de futebol. Vejo mais a camiseta da seleção brasileira aqui do que no Brasil! É sério?! Também já vi alguns ônibus do transporte publico com pinturas idênticas aos ônibus da CBF.
Existe uma Liga Queniana e a galera também acompanha de perto o campeonato europeu. Toda vez que perguntei e aí, que time você torce? Frequentemente, a resposta é um time europeu ou time queniano ou ambos. No dia da final do mundial de clubes 2012, fui assistir o jogo num pub porque, eu nem os amigos mais chegados temos TV em casa. O local não estava cheio, entretanto, a mais de meia duzia de pessoas que lá estavam, usava a camisa de Chelsea! Um pouco com medo, sentei bem distante deles e vibrei bem timidamente no único gol do Corinthians. Naquele dia, vi mais gente do que o normal usando a camiseta do Chelsea. Pena que não tenho uma camisa do Corinthians aqui...

Shine brigth like a diamonds in the sky
Uma das coisas que tenho apreciado bastante fazer aqui é o jogging. Nos primeiros dias aqui, só corria dentro do FOCUS Centre (FC- espaço da organização que me recebe no intercâmbio), mas o trajeto é curto e ficou entediante. Claro, que correr junto com as norueguesas (Andrea e Margret) fazia o percurso ficar mais divertido. Aos poucos começamos a correr nas ruas em volta do FC, descobrimos o campo em uma escola e, finalmente, uma “fazenda”. O lugar é tranquilo, bonito e tem bastante espaço para correr.
Ultimamente, só tenho corrido lá. Sempre escutando radio no meu celular e uma das músicas que mais escuto é Diamonds, Rihanna, Acabei virando ouvinte de uma rádio pop. Primeiro porque é inglês, segundo que nesse horário é  hora do rush há uma mistura de musicas e noticias sem parar pra propaganda, terceiro porque me redescobri gostando de pop music mesmo!?! Algo me diz que mais que falta de opção... Enfim, é legal ouvir a música da Rihana e olhar a paisagem brilhando. Nessa fazenda tem umas flores  e com o sol quase se pondo o efeito é bem legal. Pena que não dá registrar tudo na foto. Me apropriando da habilidade de muitos colegas quenianos em relacionar tudo com a bíblia e também da musica pop, espero que eu brilhe como estrela (ou diamante) no céu.


***

Essa atividade foi ficando mais regular pra mim há uns 2 ou 3 anos atrás quando eu estava no Brasil. Tive muita preguiça (ainda tenho em muitos dia); respirei errado e não me senti bem; corri exageradamente em alguns dias a ponto de ficar dolorida nos dias seguintes e não querer correr nunca mais; tentei correr de manhã (nesse período do dia até saio da cama e começo fazer alguma coisa, mas não acordo de fato) e com o tempo frio ou chuvoso, mal saia de casa. Enfim, tive vários momentos desistência e outros persistência. Aos poucos, foi descobrindo coisas e lugares que mais motivam a manter constância. Sem duvida, o que mais me ajudou a manter uma rotina de exercícios físicos foi a companhia de amigos. (Vale a pena agradecer aqui a Yasmim e Tati pelas longas conversas caminhadas na Lagoa em Barão Geraldo, a Nívea por incentivar a correr durante os eventos da ABU ao Paulão (como ele conseguia correr uma distancia bem maior que eu, acabei acrescentando mais quilômetros no percurso também). Em relação a prática de exercícios físicos e mal tempo, os Noruegueses me deram um baile. Lá eu vi, velhos (bem velhinhos mesmo) e crianças praticando exercícios ao ar livre mesmo com o frio ou chuva. O importante é ter disposição e colocar um moleton com capa de chuva! 


1Aliás, vejo que meus amigos quenianos tem bastante entusiasmo pra fazer quase tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário