sábado, 9 de março de 2013

O que não me esquecerei do tempo que passei na Noruega

Antes de viajar ao Quênia, eu passei quase dois meses em uma escola internacional chamada HALD na Noruega. Lá pude participar de um curso sobre comunicação intercultural e missão e encontrar estudantes de países diferentes. Além do conteúdo de algumas aulas, tem coisas que fiz e vivi por lá que jamais esquecerei.... Segue algumas delas:

nascer do sol em Mandal
Natureza. Tive a impressão que na Noruega você não precisa andar muito pra ver lugares bonitos, basta sair de casa e virar o quarteirão...

ver o por do sol!!! Algo que começou individualmente e por acaso num dia que resolvi fazer jogging no final do dia. Aos poucos fui ajuntando bons amigos nessa atividade prazerosa. No último dia, podemos ver o nascer do sol juntos.

Anoitecer  em  um acampamento
Nem acredito que fui eu que tirei essa foto...
  • família Ligretto (Eve, Zambe, Anita, Jhovana, Moise, Grace, Eric, Rachel, Claudia, Sophia). Com grande frequência esse grupo se reunia para jogar Ligretto (um jogo de cartas). Formamos uma família com direito a sotaque italiano... também brasileiro, tailandês, laosense, equatoriano, boliviano, camarosense, queniano, ugandense, chines e madascarenho. Ok, o importante era jogar e depende da língua falada;
  • "walk and talk" com Anita (amiga equatoriana) nas tardes em Mandal. Só pra descobrir lugares e coisas diferentes...
  • chocolate noruegues!!!
  • chuveiro e maquina de lavar do Hald
  • comer salmão umas 3 vezes por semana!
Anita, Eu e Jhovanna - amigas de portunhol
 e também spanishenglish e portuenglish 
Eu, Juliana, Daiana e Karina a noite em um acampamento

  • dos staffs Luiz, Ola, Martin e Sofie;
  • conversar em portunhol. Comparando com as outras línguas, ouvir espanhol era me sentir em casa! Parafraseando minha amiga Nívea, nesse ambiente pude me perceber o quanto latino americana sou. Nos, latinos, temos nomes, hábitos, desafios e esperanças tão semelhantes!?! 
  • conversar em brasileiro com a Daiana, Bruno, Juliana, Kariana e André; 
  • dividir quarto com a Irmelin, Gina e Therese;
  • do clima de comunhão, amizade e diversão;
  • Tive a oportunidade de visitar algumas pessoas queridas: a Ester (norueguesa que morou no Brasil quando fez um intercâmbio dentro desse contexto da ABU) e dois abuenses brasileiros que vivem em Stavanger. A Ariane foi da abu de Goiania e o Leandro Dobre era da Abu de Ribeirão. Também pude reencontrar a Hildegum. 
  • Sem dúvida, aprendi mais sobre Jesus e o seu evangelho entre as nações!

Um comentário: